RS chega a 15 casos confirmados da variante Delta do coronavírus

Nesta terça-feira, Fiocruz confirmou mais quatro contaminações pela cepa em cidades gaúchas

Foto: R7/Reprodução

O Rio Grande do Sul já registra 15 casos da variante Delta do coronavírus. As últimas quatro infecções pela cepa foram confirmadas nesta terça-feira, após sequenciamento genético completo realizado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), as amostras que deram positivo para a variante são de moradores de Alvorada e Esteio, na região Metropolitana, Sapucaia do Sul, no Vale do Sinos, e São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra. Ainda segundo a pasta, as quatro pessoas que contraíram a cepa já se curaram.

Além dos 15 casos confirmados, o Estado contabiliza mais 49 amostras, que deram positivo para a Delta em exame prévio realizado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), aguardando a confirmação da Fiocruz.

O especialista em saúde do Cevs, Richard Steiner Salvato, disse que, apesar de rápida, a disseminação da linhagem Delta no Rio Grande do Sul é menor que a observada em outros países. “O que chama atenção, no momento, é a identificação em cidades diferentes”, explica.

Reforço em protocolos é recomendado 

Por conta da disseminação da variante, o Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 do Rio Grande do Sul recomendou, nessa segunda-feira, o reforço de protocolos sanitários em todo o Rio Grande do Sul.

Entre as medidas, a equipe técnica do órgão pede o reforço do uso de itens de proteção individual e adverte para a vacinação como medida mandatária para todos os profissionais e funcionários dos serviços de saúde. A recomendação se estende às fronteiras gaúchas e chama a atenção para o crescimento de casos novos da variante Lambda, inicialmente descrita no Peru e que vem ganhando espaço nos países vizinhos da América Latina.

Casos confirmados de Delta: Santana do Livramento (4), Gramado (3), Esteio (2), Sapucaia do Sul (2), Alvorada, Canoas, São José dos Ausentes e Nova Bassano.

Cidades com casos estimados, identificados por sequenciamento parcial e ainda aguardando confirmação da Fiocruz: Alvorada, Bom Retiro do Sul, Cachoeirinha, Canela, Canoas, Capão Da Canoa, Caxias do Sul, Esteio, Gramado, Guaíba, Montenegro, Novo Hamburgo, Paraí, Passo Fundo, Porto Alegre, Santo Ângelo, São Leopoldo, Sapucaia Do Sul, Triunfo e Viamão.