Câmara vota projeto de privatização dos Correios

Plenário da Câmara analisa projeto que permite venda de 100% da estatal com estabilidade de um ano e meio para os trabalhadores

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

A Câmara dos Deputados começou, nesta quinta-feira, a votar o PL 591/2021, que permite a desestatização dos Correios, com a entrada de empresas privadas nos serviços postais de todo o país. Se houver o aval do Congresso, a privatização deve ocorrer em 2022.

A intenção dos líderes, com apoio do presidente Arthur Lira (PP-PI), é aprovar o parecer do deputado Gil Cutrim (Republicanos-PA) a favor da venda de 100% da estatal, sem emendas que alterem o texto. A oposição já tentou a retirada de pauta do projeto, mas teve o pedido rejeitada.

Para ajudar no convencimento dos deputados contrários, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, está na Câmara desde o fim da manhã desta quinta. No início da semana ele pediu apoio de deputados e senadores ao projeto em cadeia nacional de rádio e televisão, alegando que a venda é a única oportunidade de sobrevivência da empresa.

O relator inseriu no texto um período de transição com estabilidade aos funcionários de um ano e meio e regras de manutenção dos serviços postais em áreas remotas do país.