RS contabiliza mais de 250 mil pessoas sem 2ª dose de vacina registrada no intervalo ideal

Porto Alegre registra o maior déficit, com quase 30 mil doses faltantes até esta segunda-feira

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

O Rio Grande do Sul contabiliza, nesta segunda-feira, 252.309 pessoas sem o registro, no sistema de informações do Plano Nacional de Imunizações (SI-PNI), da segunda aplicação da vacina contra o coronavírus dentro do intervalo recomendado. Esses números, contudo, podem estar, em parte, represados por ainda não constarem no sistema dos municípios. O grupo ainda sem a imunização completa contra o vírus representa 4% do total da população com a primeira dose. Há 15 dias, esse saldo era maior – de 272.535 pessoas.

De acordo com o levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), esse montante se divide entre 133.054 pessoas com a segunda dose da Astrazeneca atrasada, 118.748 com a Coronavac fora do prazo e 507 com a Pfizer em atraso.

A pasta destacou, no entanto, que o saldo pode destoar da realidade tendo em vista atrasos de registro do sistema das doses aplicadas, que é de responsabilidade dos municípios.

Com 29.575 doses faltantes, Porto Alegre registra o maior déficit. Em segunda posição está Rio Grande com 12.094 pessoas sem a segunda aplicação e, em terceiro, Pelotas com 10.171 pessoas ainda não completaram o esquema vacinal.

A pasta reforça a necessidade de os gestores municipais fazerem a busca ativa pelos moradores que não retornaram aos pontos de imunização.