Conselho Universitário da UFRGS aprova nota de apoio ao impeachment de Bolsonaro

Votação ocorreu na manhã desta sexta-feira

Foto: Ramon Moser / Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Por 52 votos favoráveis, 4 contrários e dez abstenções, o Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aprovou nota de apoio ao impeachment do presidente Jair Bolsonaro. A reunião ocorreu na manhã desta sexta-feira.

O documento, referendado em reunião online do grupo, destaca as vidas perdidas que poderiam ter sido poupadas caso o governo federal tivesse combatido o coronavírus como se deve. Ressalta ainda as inquietantes descobertas da CPI da Covid.

Integrado por membros da reitoria, professores, técnicos, alunos e comunidade externa, este é o primeiro conselho universitário do país a emitir documento nesse sentido.

Abaixo, leia a nota na íntegra:

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através do seu Conselho Universitário (CONSUN), reunido virtualmente nesta data, vem manifestar apoio ao pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

Vivemos um momento muito grave no nosso país. Temos mais de meio milhão de vidas perdidas, vítimas da pandemia do COVID 19, mas vítimas também do negacionismo do governo federal, que tem tido como política agir de forma contrária às medidas apontadas pela ciência para combater a pandemia.

Já perdemos muitos colegas da universidade, familiares e amigos. A grande maioria dessas vidas poderia ter sido poupada se a aquisição das vacinas tivesse ocorrido de forma acelerada e em tempo hábil, facilitando a vacinação da população, como a emergência do momento demandava. Os indícios preliminares da CPI da pandemia, no Senado Federal, vêm demonstrando que, ao invés disso, o Governo Federal estava negociando a compra de vacinas visando propinas.

Assim sendo, o CONSUN se manifesta em apoio ao pedido de impeachment, pois considera que a universidade e seu conselho devem cumprir seu papel histórico posicionando-se de forma contundente diante da gravidade dos fatos.