Quase 13 mil adolescentes com comorbidades já se vacinaram no RS contra a Covid

Total leva em conta os números das cidades que já abriram a campanha para esse público, como Porto Alegre

Foto: PME / Divulgação

Até a noite desta quarta-feira, quase 13 mil adolescentes com doenças pré-existentes já haviam começado a se vacinar contra o novo coronavírus no Rio Grande do Sul. O total leva em conta os números das cidades que já abriram a campanha para esse público, como Porto Alegre.

O vacinômetro da Secretaria Estadual da Saúde aponta 5.556 adolescentes entre 12 e 14 anos e 7.257 na faixa de 15 a 17 já protegidos com a primeira dose da Pfizer. O imunizante do laboratório americano é o único autorizado pela Anvisa para ser usado em adolescentes no Brasil.

As vacinas aplicadas nesse grupo, porém, só aparecem detalhadas na divisão por faixa etária no site da Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS) que monitora o processo de imunização no Rio Grande do Sul. No gráfico “Grupo dos Vacináveis”, as doses aplicadas em adolescentes com comorbidades seguem sendo computadas dentro do grupo de pessoas com comorbidades em geral.

A SES-RS explica que ainda não existe registro de grupo de 12 a 17 no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), uma vez que esse grupo ainda precisa ser oficialmente incluído entre os grupos alvo da campanha em todo o país. “Todos estão sendo registrados como comorbidades. A partir do momento que [a campanha nacional] passar para os adolescentes sem comorbidades, deve se abrir um novo grupo no sistema”, destacou a Pasta.