Além de falar sobre o pedido de impeachment, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, afirmou que pretende criar uma grande frente para reconstrução da cidade, envolvendo estudiosos e especialistas. Melo participou do programa Acontecendo, da Rádio Guaíba, nesta sexta-feira.
Melo comentou que o sistema de proteção de cheias de Porto Alegre é muito antigo e que precisa ser revisto. O prefeito destacou que uma discussão sobre enchentes na Capital passa obrigatoriamente por outras regiões. “Não dá para discutir apenas Porto Alegre. Você precisa colocar no debate cidades como São Leopoldo e Canoas. Falar apenas da Capital não é um debate sério. Nós estamos conversando com acadêmicos, com engenheiros para reconstruir a cidade através de uma grande frente”, acrescentou.
Conforme Melo, o governo federal tem uma grande oportunidade para recuperar o PAC Drenagem Urbana, que segundo ele, em governos anteriores ficou na gaveta. “Não há como proteger Porto Alegre sem um projeto global, que envolva outras cidades, como São Leopoldo, Gravataí e outros rios que desembocam aqui. É preciso dinheiro e bom senso. Quem quiser contribuir precisa participar deste debate”, ponderou.
Questionado sobre o retorno do Departamento de Esgotos Pluviais como um órgão autônomo, Melo disse que a decisão vem da gestão anterior. “Eu participei de inúmeras reuniões sobre o assunto. Acho que não há como desfazer isso. Seria necessário recriar a sua estrutura. Acho que temos de encontrar o melhor caminho. Eu tenho tratado da crise, mas estou olhando para frente, para o futuro”, afirmou.