Estado autoriza reabertura do Araújo Vianna, em Porto Alegre

Medida havia sido solicitada pela Prefeitura e a Opinião Produtora

Araújo Vianna: Prefeitura abre envelopes da concessão na terça-feira. Foto: Cristine Rochol/Arquivo PMPA
Foto: Cristine Rochol/Arquivo PMPA

O governo gaúcho decidiu nesta quarta-feira permitir a reabertura do auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre. A medida, tomada nesta tarde em reunião do Gabinete de Crise, órgão estadual de enfrentamento da pandemia, acata um solicitação feita pelo município e pela Opinião Produtora.

A partir disso, o local poderá voltar a receber público para eventos, desde que respeite os protocolos sanitários estabelecidos no Sistema 3As de Monitoramento, como por exemplo: uso de máscara, controle do limite de ocupação do espaço e medidas de higienização e distanciamento. Além disso, vai ser necessária a autorização da Prefeitura de Porto Alegre e dos municípios metropolitanos que compõem a Região 10 do mapa do sistema 3As, para atividades a serem realizadas no local. Conforme a assessoria de imprensa do Araújo Viana, o projeto de reabertura já foi aprovado pelas gestões municipais.

“O governo do Estado entende que pode ser feito de maneira segura, com obediência aos protocolos de segurança, uso de máscara, ocupação restrita do espaço e também pelas características do auditório, que é bem ventilado”, afirmou o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, que coordenou a reunião.

Contudo, o Gabinete de Crise reforça que, caso a pandemia volte a agravar no Rio Grande do Sul, pode haver solicitação de alterações nesse protocolo.

Em razão da pandemia, o Araujo Vianna foi fechado, pela última vez, em 11 de dezembro do ano passado, pouco mais de quinze dias após seu último show, do cantor Nando Reis, em 28 de novembro. Já a última atração pré-pandemia ocorreu em 8 de março, data em que a cantora Elza Soares se apresentou.

Outros eventos

Na reunião desta tarde, o órgão também autorizou a realização Feira do Mel, Rosca e Nata, de Ivoti, também condicionada ao cumprimento dos protocolos sanitários, além de avaliar mais um pedido da Prefeitura de Porto Alegre sobre o retorno dos eventos, de forma gradual e com escalonamento de público, inclusive em estádios de futebol.

A respeito desse assunto, o  Piratini decidiu que vai aguardar os resultados de evento-teste realizado neste fim de semana para definir quando e como vai ser possível algum tipo de flexibilização para o setor. A previsão é de que a análise dos dados seja concluída nos próximos dias.