Pelo sexto dia seguido, Porto Alegre mantém faixa de 31 anos para vacina nesta quarta

Doses podem ser encontradas em três unidades de saúde, mas é necessário agendamento prévio pelo aplicativo 156+POA

Foto: Divulgação / Governo de São Paulo

A Prefeitura de Porto Alegre decidiu manter nesta quarta-feira a vacinação contra o coronavírus para as pessoas de 31 anos ou mais. Esse é o sexto dia consecutivo em que a faixa etária dos que podem receber a imunização não é alterada.

A medida, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) decorre do baixo volume de imunizantes em estoque, o que levou a pasta a reduzir, de 12 para seis, o número de pontos de vacinação nesta terça.

Segundo a SMS, a aplicação da primeira dose passa a ocorrer, nesta quarta, em apenas três unidades de saúde e somente por agendamento, através do aplicativo 156+POA. O órgão também reforça que não vai haver operação de drive-thrus.

Ainda de acordo com a pasta, o avanço da vacinação para outras faixas etárias depende da distribuição de novas remessas por parte do governo estadual. Entre hoje e amanhã há previsão da chegada de 486.700 doses ao Rio Grande do Sul mas, até o fechamento desta reportagem, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) não havia anunciado a quantidade a ser distribuída a cada uma das 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS).

Adolescentes

Nesta quarta-feira, a prefeitura também mantém a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para adolescentes com comorbidades – com idade entre 12 e 17 anos – em seis unidades específicas: Bananeiras, Macedônia, Primeiro de Maio, Rubem Berta, Santo Alfredo e Tristeza.

D2

A segunda dose (D2), para quem recebeu AstraZeneca há pelo menos dez semanas, também está disponível, em 31 unidades de saúde, cinco farmácias parceiras e via agendamento prévio, pelo aplicativo 156+POA. Para quem recebeu a Coronavac há 28 dias, a segunda dose pode ser encontrada em 20 unidades de saúde e também via agendamento.

Documentação

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para completar o esquema vacinal é necessário levar identidade com CPF, além da carteira com registro da primeira aplicação.

Onde se vacinar

O quê: primeira dose contra a Covid-19 
Público: pessoas com 31 anos ou mais
Onde: App 156+POA (agendas para as unidades São Carlos, Morro Santana e Tristeza)
Horário: 18h às 21h

O quê: primeira dose contra a Covid-19
Público: adolescentes com comorbidades com idade entre 12 e 17 anos
Onde: 6 unidades de saúde (Bananeiras, Macedônia, Primeiro de Maio, Rubem Berta, Santo Alfredo e Tristeza)
Horário: 8h às 17h

O quê: segunda dose da Coronavac/Butantan
Público: residentes em Porto Alegre que estejam com o esquema vacinal em atraso
Onde: 20 unidades de saúde
Horário: 8h às 17h
Endereços: confira no link

Onde: App 156+POA (agendas para as unidades Bananeiras, Chácara da Fumaça e São Cristóvão)
Horário: 10h às 19h

O quê: segunda dose da AstraZeneca/Oxford
Público: pessoas que receberam a primeira dose há 10 semanas
Onde: 31 unidades de saúde e 5 farmácias parceiras
Horário: 8h às 17h (nas unidades de saúde) e das 9h às 17h (nas farmácias parceiras)
Endereços: confira no link

Onde: App 156+POA (agendas para as unidades Belém Novo, Diretor Pestana, Nossa Senhora de Belém, Santo Alfredo, São Cristóvão e Vila Jardim)
Horário: 10h às 19h