SSP: governo cria comitê para gerenciar crise provocada pelo incêndio

Foco segue nas buscas aos dois bombeiros que desapareceram em meio ao combate ao fogo

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

Um Comitê de Contingência, instalado no fim da tarde desta quinta-feira, vai gerenciar a crise gerada pelo incêndio que consumiu o prédio da Secretaria da Segurança Pública, em Porto Alegre, na noite desta quarta. O foco do governo segue nas buscas aos dois servidores do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) que desapareceram em meio ao combate às chamas, na noite dessa quarta.

Paralelamente, as equipes também vão realocar serviços e servidores que cumpriam expediente no prédio. Setores administrativos da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), da Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen), do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) eram concentrados no local, além dos serviços de emergência 190 da Brigada Militar, 193 dos Bombeiros e 197 da Polícia Civil. O Estado garantiu, no entanto, que os estragos não interferem em atividades de policiamento, perícia e investigação. O imóvel teve perda total e deve ser demolido.

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, vai coordenar do Comitê de Contingência, que também conta com a participação dos secretários Claudio Gastal (Planejamento, Governança e Gestão) e Mauro Hauschild (Administração Penitenciária) e do chefe de gabinete do governador, Marcelo Alves, além de chefes das vinculadas da SSP. O comitê fica responsável pela reconstituição de documentos, alocação dos efetivos e a garantia de restabelecimento da normalidade dos serviços.

Ficou decidido, na reunião, a realização de diligências em locais disponíveis para alocar os órgãos, como o centro de treinamento da Procergs, um prédio da CEEE, entre outras edificações. Durante a reunião também ficou acertada a imediata instauração de sindicância administrativa para apurar o fato. Além disso, a Polícia Civil investiga o motivo do início do incêndio.

Leia mais:

Veja como ficaram os serviços que eram oferecidos em prédio que pegou fogo