Esquema de segurança de motociata de Bolsonaro, em Porto Alegre, vai ter atuação de 16 instituições e órgãos

Últimos detalhes da operação foram ajustados em reunião realizada na última quarta-feira; Organizadores do evento esperam a presença de, no mínimo, 30 mil pessoas

Foto: Isac Nóbrega / PR / Divulgação / CP

Um forte esquema de segurança foi organizado para garantir a realização da motociata, principal evento da agenda do presidente da República, Jair Bolsonaro, no Rio Grande do Sul, que ocorre neste sábado, em Porto Alegre. Ao todo, 16 instituições ou órgãos irão prestar apoio, uma vez que os organizadores esperam um mínimo de 30 mil participantes.

Os últimos detalhes deste esquema foram alinhados em reunião na última quarta-feira, entre as agências de inteligência do Estado, Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto-Geral de Perícias, Departamento Estadual de Trânsito, Secretaria Estadual da Saúde, Empresa Publica de Transportes e Circulação da Capital, Secretaria Municipal de Segurança de Porto Alegre, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, Agência Brasileira de Inteligência, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil.

Em nota, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) destacou que a ação terá como objetivo “assegurar a execução de ações de prevenção e policiamento, em cumprimento do dever de garantir a manutenção da ordem pública e proteção dos cidadãos, sejam participantes do evento ou não”. Ainda conforme o documento, não serão revelados detalhes sobre o esquema de segurança para preservar a atuação do serviço de inteligência e policiamento.

No entanto, a Secretaria Municipal de Segurança afirmou que a Guarda Municipal irá prestar apoio com 14 guarnições, e contará com auxílio de agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) no bloqueio de algumas vias, além da segurança do trecho da Orla do Guaíba.

Programada para iniciar às 10h, a motociata liderada por Jair Bolsonaro irá percorrer em torno de 90km. No percurso, o presidente deve passar por quatro rodovias e 14 avenidas, além do Túnel e da Elevada da Conceição. O evento deve ter duração de aproximadamente duas horas.

Percurso da motociata

Fiergs / BR 290 / BR 116 / BR 386 / BR 448 / Av Castelo Branco / Av Mauá / Av Edvaldo Pereira Paiva / Av Diário de Notícias / Av Icarai / Av Chui / Av Pinheiro Borda / Av Padre Cacique / Viaduto Pedro / Av Borges de Medeiros / Av Ipiranga / Av João Pessoa / Av Engenheiro Luiz Englert / Av Paulo Gama / Túnel da Conceição / Via Elevada Conceição / Av Castelo Branco / BR 290 / Fiergs.