O grupo gestor da Câmara Regional de Olericultura do Vale do Caí lançou oficialmente nesta sexta-feira (2) a campanha Produzindo Alimento Seguro. Composta por uma série de mais de 40 vídeos curtos, que poderão ser acompanhados no Youtube e no Facebook – nos links https://bityli.com/7rvYQ e https://bityli.com/7oGB4 – a ação tem o objetivo de apresentar temas e conceitos relacionados às boas práticas agrícolas necessárias para a produção de alimentos seguros na horticultura.
No vídeo inaugural, o representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Pedro Paulo Schmitz, apresentou o conceito de “alimento seguro”, que é aquele “livre de contaminação química, física e biológica”. Em sua fala, também destacou que a campanha visa fortalecer a horticultura do Vale do Caí e reafirmar a importância da região no que diz respeito ao abastecimento de frutas e olerícolas no Estado, “além de valorizar os atores sociais envolvidos na cadeia produtiva”, completou.
Já a extensionista da Emater/RS-Ascar, Anna Xavier, apontou alguns temas que semanalmente serão apresentados nos vídeos, casos do receituário agronômico, limites máximos de resíduos, intervalos de segurança (a carência) tanto a céu aberto como na plasticultura, além dos principais insetos e doenças que são pragas na olericultura. “Nesse sentido, serão disponibilizados vídeos de cerca de três minutos, que formarão uma espécie de curso gratuito que o produtor terá na palma da mão”, explica.
Todas as sextas-feiras será disponibilizado um vídeo novo com um tema específico. Que poderá ser conferido nas redes ou solicitado por meio do whatsapp (51) 98571-5282. A ação é uma parceria de diversas entidades que integram a Câmara, estando entre elas o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sebrae/RS, Ceasa/RS, Fetag/RS, associações de agricultores, setor de insumos e Emater/RS-Ascar, que atua vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado. Outras informações podem ser obtidas na página de Facebook Câmara Regional de Olericultura ou pelo Instagram @olericultura.cai.