Porto Alegre supera marca de 1 milhão de doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19

Desse total, 644.845 pessoas receberam a primeira dose, e outras 355.751 completaram o esquema

Foto: Alina Souza / CP

Porto Alegre superou, nesta terça-feira, a marca de 1 milhão de doses de vacinas aplicadas contra o coronavírus. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destacou que, às 17h57min, o Vacinômetro da cidade contabilizou 1.000.596 aplicações de primeira e segunda doses, além de dose única, que passou a ser ofertada com a chegada dos imunizantes com a fórmula da Janssen.

Ainda segundo a pasta, do total de vacinas aplicadas, 644.845 pessoas receberam a primeira dose e outras 355.751 já completaram o esquema vacinal, tendo tomado as duas doses ou o imunizante de dose única.

O secretário de Saúde, Mauro Sparta, enfatiza que a prefeitura não vem medindo esforços para imunizar a população, mobilizando toda a estrutura da rede municipal de saúde, com apoio de parceiros, e vacinando todos os dias, incluindo feriados e fins de semana.

Para a diretora de Atenção Primária da SMS, Caroline Schirmer, o número atingido é mais um importante passo para a retomada da normalidade. ”Atingir a marca de um milhão de vacinados é vislumbrar mais saúde para população, mais segurança para nossa cidade e maior proximidade de retornar as nossas rotinas pré-pandemia! É uma alegria que temos para compartilhar com a população e momento de agradecer aos guerreiros da saúde!”.

O diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, também vibrou com a marca atingida e estabeleceu uma nova meta: aplicar mais 1 milhão de doses nos próximos dois meses, para que a população atinja imunidade coletiva, o que permite interromper a transmissão comunitária do vírus na cidade.