O Governo do Rio Grande do Sul atualizou, nesta quinta-feira (24), o calendário previsto para a vacinação contra a Covid-19. O cronograma atende à previsão de Eduardo Leite (PSDB) – que, na semana passada, havia sugerido nas redes sociais a possibilidade de oferta da primeira dose, a todos os gaúchos, antes de 20 de setembro.
Segundo o Palácio Piratini, a etapa atual da campanha, que atende a faixa-etária de 59 a 50 anos, deve ser concluída na próxima quarta-feira (30). Portanto, em uma semana, deve ter início da imunização das pessoas entre 49 e 45 anos. Em 16 de julho, uma nova ampliação do público-alvo permitirá o início da vacinação de quem tem entre 44 e 40 anos.
Em agosto, começam a ser atendidos os gaúchos de 39 a 35 anos de idade. A segunda quinzena do mês será dedicada à vacinação na faixa etária de 34 aos 28 anos. O último passo da força-tarefa será a aplicação da primeira dose nos gaúchos de 27 a 18 anos – que, segundo a projeção, acontecerá do dia 1º a 20 de setembro.
Antecipamos a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 na população adulta do RS. Até o dia 20 de setembro, todas as faixas etárias deverão estar imunizadas. O calendário pode ser novamente antecipado se as remessas do Ministério da Saúde aumentarem. #TeVacinaRS pic.twitter.com/DHD16W1JDZ
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) June 24, 2021
Segunda dose
Estima-se que a população adulta do Rio Grande do Sul esteja na casa dos 8,9 milhões. Até o momento, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES) pouco menos da metade deste total já recebeu a primeira dose (4.368.184). O calendário divulgado pelo Governo do Estado leva em consideração a reserva de estoque para a segunda dose.
Considerando o intervalo máximo previsto pelas fabricantes, de 12 semanas, o reforço deve chegar ao braço de todos os gaúchos antes mesmo da virada para 2022. Entretanto, o cronograma só será cumprido, na íntegra, caso haja a adesão da população e o envio correto dos imunizantes por parte do Ministério da Saúde.