Leite entra em “competição” de governadores e indica vacinação de toda a população do RS até 20 de setembro

Em tom de brincadeira, governador gaúcho desafiou os colegas de São Paulo e Rio de Janeiro

Dados do Ministério da Saúde mostram que o RS como líder da vacinação no Brasil. Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Em tom de brincadeira, o governador Eduardo Leite (PSDB) usou as redes sociais para provocar os colegas João Doria (PSDB) e Eduardo Paes (DEM), de São Paulo e Rio de Janeiro, que “disputam” o título de primeiro Estado a oferecer a primeira dose da vacina contra a Covid-19 a toda a população. Enquanto os colegas do centro do país indicaram que devem concluir a etapa antes da virada para o mês de outubro, o gaúcho disse que vai atingir a meta a tempo do feriado de 20 de setembro.

Se confirmada, a previsão de Leite representará uma antecipação do cronograma divulgado pelo Palácio Piratini – que também indica a conclusão da primeira etapa da campanha contra a Covid-19 no final de setembro. A “competição” foi classificada pelo governador como uma “corrida em que todos ganham” – uma vez que a disputa, saudável, pode contribuir para a aceleração do processo em todo o país. Paes e Doria responderam à provocação, reforçando o clima amistoso entre os políticos.

Balanço

O mais recente relatório do Ministério da Saúde, divulgado na segunda-feira (14), mostra que o Rio Grande do Sul segue como o Estado que avança mais rápido na campanha contra a Covid-19. Segundo a pasta, mais de 33% da população vacinável já recebeu a primeira dose em território gaúcho. Ainda de acordo com o balanço, a imunização com duas doses já atingiu 14,2% da população gaúcha – índice que também é mais alto do país até o momento.