Morre Alexandre Böer, ativista da causa LGBTQIA+ no Brasil

Ator e produtor, de 57 anos, teve atuação política internacional

Faleceu, aos 57 anos, na manhã desta segunda-feira, o ativista Alexandre Böer, reconhecido como um dos mais importantes mobilizadores da causa LGBTQIA+ no Brasil. Conforme a família, ele morreu de causas naturais em Porto Alegre.

Uma cerimônia de despedida está marcada para esta segunda-feira, às 18h, no Cemitério São Miguel e Almas. Em nota, a família lembrou a necessidade de observar os protocolos para evitar a propagação do coronavírus, como a presença de até oito pessoas por vez na capela onde o velório ocorre, desde as 15h.

Ator e produtor, Böer teve atuação política internacional, atuou como militante do movimento de Luta contra o HIV/Aids e criou a ONG Somos, que em 2021 completa 20 anos. Böer também representou e dirigiu organizações como a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) e a Associação Internacional de LGBTI+ (ILGA), chegando a acompanhar diretamente as articulações do movimento na ONU.

Böer tornou-se ainda um dos primeiros coordenadores de políticas públicas LGBT no Brasil e, em Porto Alegre, o primeiro gestor de uma pasta voltada municipal para o tema. Além disso, ajudou a idealizar o programa Brasil Sem Homofobia, executado durante o governo Lula (2002-2010).