Em reunião com entidades, Melo volta a defender que serviço de ônibus seja reformulado

Prefeito define novo valor da passagem até quarta-feira que vem

Foto: Alex Rocha/PMPA

Um dia após uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu) aprovar a passagem de ônibus a R$ 5,20 em Porto Alegre, o prefeito Sebastião Melo se reuniu nesta tarde com empresários, executivos, representantes do comércio e vereadores para discutir sobre o sistema de transporte público.

Durante o encontro, a prefeitura divulgou que uma equipe técnica da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) vai atuar, de forma voluntária, no processo de inspeção dos itens do cálculo apresentado pelas empresas de ônibus para embasar o pedido de reajuste. O acordo já havia sido sinalizado na terça, mesmo dia em que o prefeito enviou à Câmara Municipal o projeto de Lei que pode dar início à privatização da Carris.

“Este é um tema muito desafiador, que está batendo à porta das grandes cidades e nós iremos enfrentá-lo. O cálculo realizado para balizar o valor da passagem está imbuído de impostos e o povão segue pagando estes tributos. A auditoria da Fiergs vai nos ajudar a apontar os caminhos, trazendo benefícios para sociedade”, afirmou Melo, que também voltou a destacar que o atual modelo de transporte público urbano está falido.

O Executivo, inclusive, deve encaminhar à Câmara ao menos outros três projetos prevendo mudanças para o transporte coletivo, entre eles um que altera as isenções tarifárias, com objetivo de baixar o valor da tarifa, e um outro que prevê o fim da exigência de cobradores.

Dados técnicos

Durante a reunião, que ocorreu na sede do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas) de forma híbrida, o presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Paulo Ramires, apresentou os dados técnicos que compõem o valor da passagem.

Na ocasião, também foram detalhadas simulações sobre a retirada de tributos federal e estadual, além de um estudo sobre o chamado Valor Devido dos Empregadores (VDE). O objetivo é aumentar a base de contribuição, incluindo empresas que, tipicamente, não adquirem o VT.

Atualmente, o valor da passagem de ônibus em Porto Alegre é de R$ 4,55. O prefeito Sebastião Melo define a tarifa até a próxima quarta-feira, 23. A tendência é que o valor fique abaixo do aprovado pelo Comtu.