Domingo de sol e temperatura amena lota parques e Orla de Porto Alegre

Nos locais, aglomerações foram registradas, com grande parte das pessoas sem máscara

Mesmo ao ar livre, não havia espaço entre as pessoas, devido ao forte movimento | Foto: Alina Souza

Com o clima como gaúcho gosta, o domingo teve os parques e a Orla Moacyr Scliar, em Porto Alegre, lotados, mesmo com a legislação e as constantes recomendações contra aglomerações, devido à Covid-19. O dia começou com a temperatura na casa dos 10ºC e com a presença do sol, sem nenhuma nuvem, os termômetros atingiram os 20ºC. Somou-se a isso, o pôr do sol, um motivo a mais para o público ter frequentado a beira do Guaíba, grande parte dele, sem máscara, ou usando de forma equivocada.

Não teve espaço público não ocupado. No Parcão do bairro Moinhos de Vento e na Redenção, também havia muitas pessoas. A grande maioria em casal ou em pequenos grupos reunidos sob panos estendidos sob o gramado. Alguns, para atividade física, utilizaram máscaras e outros não.

Na Orla Moacyr Scliar, havia até uma fila para usar um dos banheiros do local. Mesmo com a presença da Guarda Municipal, não era difícil ver as pessoas sem a proteção facial. O ambiente era ao ar livre, mas praticamente não havia espaço entre as pessoas, por causa da grande movimentação.

Após o fim do Distanciamento Controlado, substituído pelo Sistema 3As de Monitoramento pelo Governo do Estado, em maio, as novas regras mantiveram a proibição às aglomerações, inclusive em espaços públicos ao ar livre, segundo confirmou a prefeitura de Porto Alegre. Entretanto, como os acessos aos locais não são restritos, o público acaba se aglomerando em grande número. Contudo, segundo informou a administração municipal, a restrição de acesso à Orla e outros parques não está em discussão neste momento. A orientação da Prefeitura é que a população siga respeitando os protocolos sanitários, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.