Prefeitura espera regularizar coleta de lixo até sábado em Porto Alegre

Segue pendente o recolhimento de 17% dos resíduos gerados na terça e 30% da madrugada de quinta

Foto: Alina Souza/CP

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) de Porto Alegre informou, no fim da tarde desta quinta-feira, que a força-tarefa que busca normalizar a coleta de lixo orgânico e rejeitos na cidade conseguiu cumprir as rotas do dia. Em relação a resíduos não recolhidos na terça, a prefeitura atendeu 83% da demanda. Segue pendente, ainda, o recolhimento de 30% do lixo que tinha coleta prevista para essa madrugada. A estimativa é que a coleta seja normalizada, gradativamente, até sábado.

Desde ontem, veículos da prefeitura e de parceiros privados precisaram ser mobilizados em função da paralisação de trabalhadores da prestadora B.A. Meio Ambiente. O grupo reclama de falta de pagamento de benefícios, como férias. Com isso, equipes e caminhões dos serviços de poda, conservação de vias e combate a focos de descarte irregular do DMLU foram redirecionados para a coleta de lixo.

De acordo com a prefeitura, não há débitos entre o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e a B.A. Meio Ambiente. Nessa quarta, a prefeitura suspendeu o contrato, que entrou no quinto e último ano de execução. A empresa, que recebia R$ 4 milhões ao mês para fazer a coleta, vai ter 15 dias para apresentar a defesa.