A 18ª Expoutono de Uruguaiana premiou, no final da semana, os melhores exemplares das raças Angus e Brangus. O evento ocorreu no Parque de Exposições Agrícola e Pastoril do município.
No Angus, a fêmea vitoriosa foi RPP Campana da Pitangueira 9141, da Agropecuária Pitangueira, de Quevedos. Nos machos, o título ficou com Tellechea Confidence 3230, da Cabanha do Posto, de Uruguaiana. “Os machos apresentaram excelente arqueamento de costela, boa condição carniceira e equilíbrio”, resumiu o jurado Frederico Ormazabal Sastre.
Já a ExpoBrangus 2021 consagrou a fêmea Impenetrable 24, da Estância Carcávio, de Livramento, e o macho de tatuagem tatuagem Mãe Rainha X05, da Fazenda Mãe Rainha, de Lages (SC). O título de Suprema Campeã ficou com a fêmea que havia vencido como grande campeã dos animais de argola, da Estância Carcávio. O Supremo Campeão foi o touro tatuagem E067, da JMT Agropecuária, de São Gabriel.
Estreantes brilham na ExpoBrangus
A ExpoBrangus 2021, foi marcada pelo grande número de participantes e pela qualidade diferenciada dos animais. Estiveram no Parque de Exposições da Agrícola e Pastoril 25 criatórios de todo o Brasil, que levaram 50 animais de argola, 87 individuais e 33 trios. Muitos dos pecuaristas estavam estreando em julgamentos, o que mostra a expansão da raça em todo território brasileiro, posicionando o Brangus como uma importante ferramenta de produção da pecuária competitiva.
O número de registros na Associação Brasileira de Brangus (ABB) foi recorde em 2020. Até dezembro do ano passado foram realizados 22.409 serviços de registros genealógicos na entidade, o que representa uma alta de 22%. Em 2019, foram feitos 18.301 serviços de registros. E a tendência é de crescimento também neste ano. De janeiro a abril de 2020 foram realizados 2.188 serviços de registros, enquanto no mesmo período deste ano o número ficou em 3.056, um crescimento de 39%.
Outro número que apresentou alta foi o da quantidade de sócios, com um incremento de 13%. Segundo a ABB, a raça abrangeu novos associados em 12 Estados brasileiros – Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Estreia de luxo – A Fazenda Mãe Rainha, de Lages (SC), conquistou o titulo de Grande Campeão no julgamento dos machos de argola com o touro tatuagem Mãe Rainha X05 logo na estreia em exposições da raça Brangus. O reprodutor é filho de Origenes Elegido L3943 – Terço e Maçambará LA 55. “O nosso criatório está na primeira geração e entramos nas exposições em uma pista muito pesada, com concorrentes de muita qualidade”, afirmou o criador Edson Ribeiro Colombo. A propriedade está localizada no berço da pecuária catarinense, na Coxilha Rica, e é referência nacional na criação de bovinos Hereford e Braford.
O atual presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford, Eduardo de Souza Soares, estreou em um julgamento do Brangus levando os títulos de Grande Campeã dos animais de argola, com a fêmea tatuagem Impenetrable 24, e de Reservado Grande Campeão, com o touro tatuagem Impenetrable 19, irmão inteiro da Grande Campeã.
Soares, médico veterinário que administra a Fazenda Carcávio, de Santana do Livramento (RS), conta que a propriedade fez uma parceria com a cabanha Impenetrable, da região do Chaco, na Argentina, para importação de embriões Brangus. “Sou criador de Braford há 30 anos, mas estamos entrando no Brangus para diversificar e ganhar mercado”, explicou.
A Reservada Grande Campeã da ExpoBrangus 2021 foi a tatuagem TEIB 107, da Fazenda Quatro Linhas, de Guaíba, do ex-técnico do Grêmio e da Seleção Brasileira, Mano Menezes. A terneira, de 314 quilos, é filha do touro LaConquista 68 TE – Cafeteiro e da vaca Sultana Jackie 1131 FRA 439 TE. “Estamos muito felizes de começar com o pé direito nas exposições”, salientou Camilla Menezes. Além do Brangus, há dois anos a propriedade também cria animais das raças Angus e Ultra Black e está importando embriões Brangus da Cabanha La Sultana, da Argentina. “Queremos abrir mercados”, completa Camilla.