A General Motors notificou os trabalhadores do complexo de Gravataí, nesta terça-feira, de que deve retomar as atividade só em 19 de julho. Segundo a empresa, devem voltar ao trabalho os funcionários dos turnos da manhã e da tarde, depois de terem suspendido as atividades em razão da pandemia de Coronavírus. A previsão mais recente da montadora era de voltar em junho, mas as dificuldades com a cadeia de suprimentos levaram a um novo adiamento.
“Já foi adiado tantas vezes, que só vendo pra crer. Esperamos que quando tiver peças, que a resposta do mercado seja boa. Fica todo mundo apreensivo, mas nós esperamos que volte a vender bem”, disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari. A empresa suspendeu as atividades em 3 de março de 2020, por falta de peças para abastecimento. Após dar férias coletivas de um mês aos trabalhadores, a General Motors suspendeu a produção por mais dois meses e passou a postergar o retorno desde então.
Segundo Ascari, são empregados cerca de 5 mil trabalhadores no complexo da GM em Gravataí, que conta com a fábrica de veículos e fornecedoras da montadora. O terceiro turno, da noite, segue sem data para retomada.