Prefeitura promete rigor em fiscalização de bares, restaurantes, festas e aglomerações na Capital

Foco principal passa a ser o cumprimento das regras sanitárias, e não mais o horário de funcionamento

Foto: Alina Souza/CP

A prefeitura de Porto Alegre emitiu nota, nesta quinta-feira, em que promete fiscalizar, de “forma rigorosa” atividades econômicas, culturais e sociais para conter a propagação do coronavírus. Segundo o texto, a partir do novo modelo de controle da pandemia por parte do governo do Estado, Porto Alegre segue protocolos próprios desde essa quarta-feira. No comunicado, a administração municipal adverte que vai ter atenção especial em coibir aglomerações, festas clandestinas e locais onde é autorizada música ao vivo.

O secretário municipal de Segurança, Mário Ikeda, explicou que os fiscais, que antes tinham como foco principal o horário de funcionamento, vão cobrar o cumprimento das regras sanitárias previstas no decreto. “O horário foi flexibilizado. Porém, o regramento de prevenção à Covid-19 continua rígido”, disse Ikeda. Segundo a prefeitura, serão tomadas ações de conscientização e orientação junto à população, mas não foram descartadas aplicação de multa e interdição, em caso de reincidência.

Uma publicação em edição extra do Diário Oficial do município na noite desta quarta-feira modifica as regras em restaurantes, bares e similares, permitindo que tenham música mecânica e ao vivo. Ainda assim, o público não pode ficar em pé e a abertura de pistas de dança segue vedada.