Porto Alegre passa a oferecer teleconsulta gratuita a pessoas com sintomas de Covid-19

Atendimento vai ser feito, a partir desta quinta, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Santa Casa procedimentos
Foto: Reprodução Santa Casa

A Prefeitura de Porto Alegre, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), passou, nesta quinta-feira, a oferecer orientações e consultas, gratuitas e à distância, para pessoas com sintomas de Covid-19. O atendimento é prestado por médicos e acadêmicos de medicina da UFCSPA e da Santa Casa, com equipes multidisciplinares.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibiliza suporte da Vigilância em Saúde e acesso ao sistema de gerenciamento de consultas (Gercon), que permite, quando necessário, a emissão de vouchers (autorizações) para realização de exames em laboratórios credenciados, com o custo coberto pela SMS.

Todo o sistema é baseado na plataforma Conexão Santa Casa, ferramenta de telemedicina desenvolvida pela instituição. O registro digital segue as regras do Conselho Federal de Medicina quanto à confidencialidade, privacidade e garantia de sigilo profissional das informações. Os dados são compartilhados com a Secretaria Municipal de Saúde.

Ao acessar o site Conexão Santa Casa, a pessoa se cadastra e passa primeiro pela teleorientação, em formato de videoconferência. Nesta etapa, são passadas informações gerais sobre a Covid-19. Essa primeira entrevista é feita por acadêmicos de cursos de graduação da área da saúde, supervisionados por professores da UFCSPA, ou seja, não se trata ainda da consulta em si.

A etapa seguinte é a teleconsulta. O atendimento à distância é feito por médicos, também por videoconferência. São avaliadas as queixas e sintomas e realizada avaliação médica à distância. É feito então diagnóstico inicial, estabelecido o encaminhamento médico, e se for o caso, solicitados exames.

A expectativa é realizar até 180 teleorientações por dia e 96 consultas diárias executadas por profissionais voluntários da UFCSPA e Santa Casa. As prescrições de medicamentos seguirão a política municipal de Assistência Farmacêutica, priorizando medicamentos disponibilizados pelo SUS.

O atendimento das teleconsultas e teleorientações vai ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.