Emater lança campanha no Ano Internacional das Frutas e Verduras

Propósito é sensibilizar sobre a importância das frutas e verduras na nutrição humana, segurança alimentar e saúde

Imagem: Emater

Com os objetivos de destacar 2021 como o Ano das Frutas e Verduras e sensibilizar as famílias rurais e a população em geral sobre a importância da produção e do consumo de frutas e verduras na Segurança Alimentar e saúde, a Emater/RS-Ascar lança a Campanha Ano Internacional das Frutas e Verduras. “Pretendemos incentivar a produção e o consumo de produtos vegetais frescos, de forma sustentável, e provocar a reflexão sobre esses benefícios na saúde das pessoas”, avalia a extensionista rural social e nutricionista da Emater/RS-Ascar, Leila Ghizzoni, ao anunciar a divulgação de informações sobre a temática nas redes sociais e a realização de atividades ao longo do ano sobre a temática.

O ano de 2021 foi decretado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) como o ano Internacional das Frutas e Verduras, com o propósito de sensibilizar sobre a importância das frutas e verduras na nutrição humana, segurança alimentar e saúde e para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

De acordo com esse documento (http://www.fao.org/fruits-vegetables-2021/es), as linhas de ação são promoção e sensibilização, criação e difusão de conhecimento, formulação de políticas e fomento à capacitação e educação.

As atividades desenvolvidas pela Emater vêm ao encontro dessa temática, à medida que contribuem para o fortalecimento, incentivo da produção sustentável e do consumo de frutas e verduras, seja estimulando a produção para consumo das famílias rurais, seja na orientação e apoio para a produção comercial, inclusive com a opção de rastreabilidade de produtos vegetais frescos, conforme prevê a legislação, salienta o também extensionista e responsável pelas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) em Olericultura da Emater/RS-Ascar, Gervásio Paulus.

A partir do calendário de plantio e manejo de frutas e verduras mês a mês, serão elaborados e divulgados materiais técnicos sobre Boas Práticas de Produção, qualidade nutricional e sobre benefícios para a saúde. Também será organizada uma atividade online em outubro, durante a Semana da Alimentação RS, abordando sobre valorização e benefícios para a saúde, sustentabilidade da cadeia, rastreabilidade e impacto social e comercialização de frutas e verduras.

 

Com informação: AI Emater