Volta presencial às escolas deve ocorrer até terça-feira em Porto Alegre

Ensino privado pode retornar já na segunda-feira

Foto: Fernanda Bassôa / Especial / CP

O prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo (MDB) afirmou, nesta sexta-feira, que a rede pública vai definir se o retorno das creches comunitárias e dos alunos do primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental deve se dar na segunda ou na terça-feira. A abertura das escolas para esses níveis educacionais em municípios com cogestão está autorizada pelo decreto 55.852, publicado em edição extra do Diário Oficial nessa quinta-feira. Para reabrir a rede municipal, a Prefeitura precisa derrubar uma liminar ainda vigente.

Para o ensino privado, com administração própria, a volta está liberada já na segunda-feira. Melo lembra que, embora o Estado esteja em bandeira preta, a educação passa a operar com as regras da bandeira vermelha.

O secretário municipal de Saúde (SME), Mauro Sparta, ressaltou que Porto Alegre contabiliza 1,1 milhão de pessoas vacináveis, acima de 18 anos de idade. Na capital, 32,2% foram vacinados com a primeira dose e 13,5% com a segunda.

Melo acrescentou que cursos livres, como os profissionalizantes e de danças, também podem retomar as atividades presenciais, desde que seguindo os protocolos de segurança. O decreto ainda afeta bares e restaurantes, que poderão funcionar nos sábados e domingos com o mesmo horário semanal. “Vão abrir das 15h e fechar às 22h, com permanência permitida até as 23h”, relata.