Mesmo com melhora nos indicadores, RS vai para a 9ª semana seguida em bandeira preta

Mapa divulgado nesta sexta ainda não permite envio de pedidos de reconsideração, devido à gravidade do cenário

A 51° rodada do mapa do distanciamento controlado colocou todas as 21 regiões Covid do Rio Grande do Sul em bandeira preta. Com isso, o Estado vai para a nona semana consecutiva no nível de classificação mais alto em relação ao risco de contágio do coronavírus.

Segundo o Comitê de Dados, no entanto, na média estadual houve melhora em todos os indicadores. Os melhores desempenhos foram a redução de 24% no número de óbitos, além das quedas de 12% e 10% em internações por Covid-19 em leitos clínicos e de unidades de terapia intensiva (UTIs), respectivamente, na comparação com a semana anterior.

Ainda conforme o governo estadual, o Rio Grande do Sul se manteve na condição de bandeira preta devido ao acionamento da salvaguarda, que estabelece a média entre os leitos de UTI livres e ocupados por pacientes de Covid-19. A medida é a trava de segurança do modelo, que coloca todas as regiões em bandeira preta mesmo que alguma tenha ficado com a média mais baixa. Nesta rodada, a média no Estado ficou em 0,25, sendo que o ideal é acima de 0,35.

O mapa divulgado nesta sexta é definitivo, ou seja, sem possibilidade de envio de pedidos de reconsideração, devido à gravidade do cenário. Ele fica em vigor até 3 de maio. A Regra 0-0, a partir da qual municípios sem registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias podem adotar protocolos de bandeira imediatamente inferior, também segue suspensa. Já a cogestão regional permanece mantida.

Cogestão e educação

Com o novo decreto estadual, publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira, a cogestão passou a valer também para a educação Com isso, as atividades presenciais de ensino já podem ser retomadas nas regiões classificadas em bandeira preta, quando os protocolos municipais permitirem aplicação das regras da bandeira vermelha para as demais atividades.

Nessas situações, serão permitidas atividades presenciais de ensino e cuidados de crianças apenas nas seguintes condições:

• educação infantil, até o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental;
• plantões para atendimento aos alunos de Ensino Médio Técnico Subsequente, de Ensino Superior e de pós-graduação;
• estágio curricular obrigatório, de pesquisas, laboratoriais e de campo, e de outras consideradas essenciais para a conclusão de curso e para a manutenção de seres vivos, conforme normativa própria;
• cursos de ensino profissionalizante, de idiomas, de música, de esportes, dança e artes cênicas, e de arte e cultura (chamados cursos livres).

Além disso, o novo decreto estabeleceu novas regras para os restaurantes, que tiveram atendimento ampliado até as 22h (com saída até 23h) nos fins de semana e feriados, além de novos protocolos para parques, museus, condomínios e competições oficiais na bandeira vermelha.