Gabinete de Crise libera partidas de futebol profissional em todos os horários no RS

Esporte estava restrito ao período noturno desde o final de fevereiro

| Foto: Fabiano do Amaral/Correio do Povo

O Governo do Rio Grande do Sul anunciou, nesta quinta-feira (22), o fim da restrição de horário para a realização de partidas de futebol profissional no Estado. Com a decisão, tomada durante reunião do Gabinete de Crise, os jogos poderão voltar a acontecer antes das 20h – limite definido, atualmente, em decreto.

A medida está em vigor desde o dia 27 de fevereiro, quando teve início a série de restrições motivada pelo rápido avanço da Covid-19 em território gaúcho. O objetivo era conter as aglomerações de torcedores – já que, à época, também não era permitido o funcionamento de estabelecimentos não-essenciais, como os bares, durante a noite.

A restrição chegou a afetar a primeira partida final da Copa do Brasil, disputada entre Grêmio e Palmeiras, em Porto Alegre, no dia 28 de fevereiro. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que havia marcado o início do jogo às 16h, teve de adiar a decisão para as 21h.

O Campeonato Gaúcho também teve a tabela modificada: todas as onze rodadas da primeira fase do estadual foram disputadas após as 20h. Poucas exceções foram feitas no período. Uma delas acontece hoje à noite, na partida entre Grêmio e La Equidad, pela Copa Sul-Americana. A pedido da Conmebol, a bola rola às 19h15min na Arena.

Novidade depende de novo decreto

A flexibilização das atividades do futebol profissional será concretizada somente após a publicação do novo decreto do Distanciamento Controlado. A previsão é de que ela aconteça entre a noite desta sexta-feira (23) e a manhã do sábado (24). Além da novidade relacionada ao esporte, são aguardadas flexibilizações nas atividades comerciais.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), pediu que o governador Eduardo Leite (PSDB) colocasse parte do Estado sob a bandeira vermelha, que indica alto risco para a transmissão da Covid-19. Se isso acontecer, parte dos municípios gaúchos poderá adotar protocolos da bandeira laranja, que denota risco médio de disseminação do coronavírus.