Brasil registra 1.240 óbitos e mais de 31 mil casos de Covid-19 em 24 horas

Projeção feita pela Universidade de Washington, dos Estados Unidos, mostra que, até 1º de julho, país pode alcançar marca de 562,8 mil mortes

Foto: Alina Souza / CP

O Brasil registrou 1.240 mortes decorrentes da Covid-19 neste domingo, conforme dados enviados pelos estados ao Ministério da Saúde e ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Já o número de casos novos ficou em 31.359.

Com o balanço de hoje, o país contabiliza 331.433 mortes e 12.984.956 pessoas diagnosticadas com a doença. Mais de 11 milhões de pessoas já se recuperaram, de acordo com o Ministério da Saúde.

A taxa de letalidade do coronavírus no Brasil é de 2,6% e a taxa de mortalidade a cada 100 mil habitantes de 157,7.

A média móvel de óbitos nos últimos sete dias registrou um recuo ao marcar 2.747 neste domingo. Nos últimos dias a média havia ficado acima de 3 mil.

Jà a média móvel de casos novos é de 64.324, também menor que a registrada durante a última semana, quando ficou acima de 70 mil.

Uma projeção feita pela Universidade de Washington, dos Estados Unidos, mostra que, até 1º de julho, o Brasil pode alcançar a marca de 562,8 mil mortes em decorrência da pandemia.

O estudo, feito pelo Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME), ligado à universidade, prevê três cenários, sendo esse o mais provável. Para isso, vacinas terão de ser distribuídas sem atrasos, com os governos determinando novas medidas restritivas com duração de seis semanas toda vez que o número de mortes diárias ultrapassar oito casos por milhão de habitantes (hoje, esse índice chega a 13), e vacinados deixando de usar máscaras somente três meses após a segunda dose, entre outras variáveis.