Porto Alegre dá início à vacinação de idosos com 69 anos nesta segunda-feira

Doses estão disponíveis em três drive-thrus e dezenas de unidades de saúde

Foto: Cesar Lopes/PMPA

A semana começa com uma nova ampliação no grupo alvo da vacinação contra a Covid-19 em Porto Alegre. A partir desta segunda-feira (29), têm acesso à primeira dose os idosos com 69 anos ou mais, residentes na Capital. Os imunizantes estão disponíveis em todas as regiões da cidade, em 39 unidades de saúde (confira os endereços).

Também é possível se vacinar em drive-thrus, operados por profissionais vinculados à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Eles estão instalados no campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e nos estacionamentos de dois hipermercados Big, localizados na avenida Sertório e no BarraShoppingSul.

Todos os pontos de aplicação operam até às 17h. A SMS garante que há doses para todos os idosos na faixa etária atual. Por isso, orienta que a população busque os pontos de vacinação ao longo do dia, e não somente no período da manhã, quando costumam ser registradas filas e um longo tempo de espera.

Imunização dos profissionais liberais da saúde avança

A distribuição de vacinas para os profissionais liberais da saúde também foi ampliada em Porto Alegre, atingindo os que tem a partir de 40 anos. Para este grupo, a imunização acontece em 20 farmácias das redes Agafarma, Panvel e São João, credenciadas pela prefeitura da Capital (confira os endereços).

Próximos passos da campanha

Os idosos de 68 anos poderão receber a primeira dose contra a Covid-19 já a partir da terça-feira (30). No dia seguinte, será a vez dos que tem 67 e, na quinta-feira (1), 66 anos de idade. A nova fase da campanha utiliza as vacinas CoronaVac que chegaram na última sexta-feira (26) ao Rio Grande do Sul.