Municípios gaúchos recebem novo lote de vacinas contra Covid-19 ainda nesta sexta-feira

Rio Grande do Sul teve acesso a 290 mil doses, entre ampolas de CoronaVac e Oxford/AstraZeneca

Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

A 11ª remessa de vacinas contra a Covid-19 enviada pelo Ministério da Saúde ao Rio Grande do Sul chegou ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, pouco antes das 6h desta sexta-feira (26). O lote é composto de 290 mil doses – sendo 227,4 mil da CoronaVac/Butantan, e 62,6 mil de Oxford/AstraZeneca.

A distribuição às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) já começou, em um plano logístico que envolve helicópteros da Brigada Militar (BM) e Polícia Civil (PC). Ambas aeronaves decolam às 10h30min. A equipe da BM desce em Caxias do Sul, com as doses da 5ª CRS, enquanto a PC pousa em Santa Maria com as vacinas da 4ª e 10ª CRS.

Enquanto isso, dez regionais retiram as suas partes da carga diretamente na sede da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi). São elas: Porto Alegre (1ª CRS), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Capital, Pelotas (3ª CRS), Passo Fundo (6ª CRS),  Bagé (7ª CRS), Cachoeira do Sul (8ª CRS), Erechim (11ª CRS), Santa Cruz do Sul (13ª CRS), Lajeado (16ª CRS) e Osório (18ª CRS).

O restante do lote será distribuído a partir de dois veículos do Governo do Estado. O primeiro se desloca até Santo Ângelo (12ª CRS), onde deixa as doses da regional em questão e, também, para Cruz Alta (9ª CRS), Santa Rosa (14ª CRS) e Ijuí (17ª CRS). Já o segundo tem como destino a cidade de Palmeira das Missões (15ª CRS), que também receberá vacinas em nome de Frederico Westphalen (2ª CRS).

Por fim, dez prefeituras da Região Metropolitana terão acesso aos imunizantes, diretamente na sede da Ceadi, a partir da segunda-feira (29). Os municípios de Alvorada, Canoas, Esteio, Gravataí, Montenegro, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Taquara e Viamão terão de enviar veículos próprios à central.

Vacinas serão usadas na primeira dose

Com a chegada da nova remessa, o Rio Grande do Sul já teve acesso a 2.216.450 doses desde o início da campanha contra a Covid-19, em janeiro. A ideia é que as vacinas possibilitem a ampliação da imunização entre os idosos – com a redução da faixa-etária mínima para o recebimento da primeira aplicação.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), até o momento, pelo menos 946,7 mil pessoas já tiveram acesso a uma dose, número que representa 18,6% do grupo prioritário. Destas, 288,3 mil (ou 5,7% do grupo prioritário) tomaram duas e, com isso, estão imunizadas contra a Covid-19.