Sebastião Melo assumirá a presidência da Granpal

Entidade representa os municípios da região Metropolitana de Porto Alegre

Foto: Alina Souza/CP

O prefeito Sebastião Melo (MDB) foi confirmado na manha desta quinta-feira como o próximo presidente do Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), que reúne os prefeitos da região Metropolitana de Porto Alegre. A posse oficial ocorrerá nos primeiros dias de abril. Segundo Melo, além da questão da pandemia, que é um tema permanente, outro tema que foi apontado como prioritário é rediscutir os modelos dos transporte urbano.

A Granpal representa a região nas discussões com o governo do Estado sobre as medidas de distanciamento e de restrições. Melo inclusive tem feito duras críticas ao modelo do governo do Estado e a regras estabelecidas, defendendo flexibilizações.

A entidade tem atuado no desenvolvimento de ações conjuntas. “É preciso, cada vez mais, que a Granpal tenha essa compreensão de atitudes compartilhadas”, enfatizou Melo. Adiantou que a gestão será compartilhada e a posição será “a média do que pensam os prefeitos”.

Vacinação 

Além da troca no comando, a reunião hoje também tratou da vacinação contra a Covid-19. A entidade encaminhou um ofício ao Ministério da Saúde solicitando a inclusão de grupos de profissionais como prioritários na imunização. São eles: agentes de segurança pública, funcionários de empresas coletoras de resíduos domiciliares e hospitalares, recicladores, trabalhadores do sistema funerário, agentes da assistência social e funcionários do transporte coletivo.

A sinalização ao Ministério da Saúde busca evitar possíveis infrações, como ocorreu nesta semana quando a cidade de Bagé começou a imunizar os profissionais da segurança pública. “Não queremos fazer nada que vai contra o previsto no Plano Nacional de Imunização (PNI)”, destacou o presidente da Granpal, Rodrigo Bastittela. Reforçando ainda que o objetivo é a “imunização de grupos de profissionais atuantes em áreas de contato direto com o público”.

Também reforça a necessidade de atenção para a imunização dos professores e dos trabalhadores da educação.