Leite empossa novos secretários do Meio Ambiente, Gestão Administrativa e Articulação

Cerimônia, realizada no Palácio Piratini, foi transmitida na Internet

Reforma teve início no final do ano passado, com a saída de Otomar Vivian da Casa Civil. Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

Dando continuidade à reforma iniciada no final do ano passado, o governador Eduardo Leite (PSDB) empossou, nesta terça-feira (23), os titulares de três secretarias estaduais. A cerimônia, transmitida pela Internet, contou com a participação do secretário-chefe da Casa Civil no Rio Grande do Sul, Artur Lemos, e dos novos chefes das pastas em questão.

Na oportunidade, o chefe do Executivo gaúcho aproveitou para se solidarizar com os amigos e familiares das vítimas da Covid-19. “Trabalhamos para evitar estas perdas, e precisamos do apoio da população. Mas, a nós, é reservado este momento para governar. Fazemos o máximo ao nosso alcance”, afirmou Leite.

Luiz Henrique Viana (PSDB), que ocupava uma das cadeiras da bancada tucana na Assembleia Legislativa, assumiu a secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura. A pasta estava sem titular desde que o próprio Artur Lemos foi deslocado para a Casa Civil – posto ocupado, anteriormente, por Otomar Vivian, que pediu para deixar o cargo.

“Não há como pensar a vida em sociedade sem considerar os efeitos das mudanças climáticas no nosso dia-a-dia, principalmente no das populações mais vulneráveis. O Meio Ambiente e Infraestrutura é enorme, e traz o desafio de unir desenvolvimento econômico e proteção ambiental”, declarou Viana.

Outro nome envolvido na reforma é o de Agostinho Meirelles. Ele, que já estava no Palácio Piratini, trocou de setor – deixando a Articulação e Apoio aos Municípios para assumir a recém criada secretaria de Apoio à Gestão Administrativa e Política. O antigo posto ficou com o ex-prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato (PTB).

“Agostinho fez um trabalho maravilhoso na secretaria, e quero desenvolver um projeto à altura. É uma responsabilidade bastante grande neste momento, em que o mundo inteiro sofre com a pandemia. E, talvez, seja esta a prioridade de todas as pastas neste momento: auxiliar na superação deste obstáculo”, ressaltou Busato.

Turismo segue em aberto

A solenidade praticamente conclui as mudanças no secretariado de Eduardo Leite. Agora, falta apenas o anúncio do novo titular do Turismo – pasta que ficou vaga após a saída de Rodrigo Lorenzoni (DEM). Nas redes sociais, o governador declarou, na última quarta-feira (17), que nomearia “em breve” o novo titular da pasta.