Distribuição de 322 mil vacinas contra Covid-19 começa nesta segunda-feira no RS

Oito regionais retiram suas doses durante a tarde; processo será concluído na terça-feira

Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

As 322 mil vacinas contra a Covid-19 que chegaram ao Rio Grande do Sul no final de semana começam a ser distribuídas às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) nesta segunda-feira (22). A carga, composta de 285,8 mil doses da CoronaVac e 36,2 mil de Oxford/Astrazeneca, estará disponível para retirada na Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi) durante a tarde.

Inicialmente, a entrega acontece para oito regionais, que realizam o transporte dos imunizantes em veículos próprios. Na lista, estão a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Capital, Porto Alegre (1ª CRS), Pelotas (3ª CRS), Bagé (7ª CRS), Cachoeira do Sul (8ª CRS), Santa Cruz do Sul (13ª CRS), Lajeado (16ª CRS) e Osório (18ª CRS).

Distribuição continua na terça-feira

Ao contrário das remessas anteriores, as aeronaves da Brigada Militar (BM) e Polícia Civil (PC) atenderão à menor parte das regionais. Ambos helicópteros decolam às 10h da terça-feira (23), e realizam um pouso cada. A equipe da BM transporta vacinas para Caxias do Sul (5ª CRS), enquanto a da PC desce em Santa Maria (4ª e 10ª CRS).

Um caminhão da Ceadi, que sai de Porto Alegre ainda hoje, distribui as doses para quatro regionais entre a manhã e a tarde de amanhã: Cruz Alta (9ª CRS), Ijuí (17ª CRS), Santo Angelo (12ª CRS) e Santa Rosa (14ª CRS). Outros dois veículos, carregados de vacinas, deixam a Capital nas primeiras horas da terça-feira rumo a Passo Fundo (6ª CRS e 11ª CRS) e Palmeira das Missões (15ª e 2ª CRS).

Por fim, dez municípios da Região Metropolitana retiram suas partes do contingente, diretamente na central, na tarde da terça-feira: Alvorada, Canoas, Esteio, Gravataí, Montenegro, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Taquara e Viamão.

Remessa possibilita ampliação da população-alvo

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), as doses serão usadas para a conclusão da imunização de idosos entre 72 e 70 anos de idade, bem como da população quilombola. A carga deve ser suficiente, também, para atingir 34% das pessoas de 69 anos que vivem no Rio Grande do Sul.

Com esta remessa, chegou a 1.890.200 o número de doses para a Covid-19 disponíveis no Rio Grande do Sul. Até agora, pouco mais de 740 mil moradores do Estado receberam a primeira aplicação, enquanto 259 mil completaram o programa previsto pelas fabricantes e estão imunizados contra a doença.