RS completa 20 dias com UTIs trabalhando acima da capacidade

Superlotação faz com que fila de espera por leitos de tratamento intensivo seja de 510 pacientes na tarde deste domingo

Foto: Ricardo Giusti/Correio do Povo

O Rio Grande do Sul completou, neste domingo, o vigésimo dia consecutivo com as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) operando acima da capacidade máxima. Atualmente, são 3.519 pacientes para 3.261 leitos de UTI, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Com isso, a taxa de ocupação total é de 107,5%. A rede privada segue com maior sobrecarga de operação, com lotação de 132,2%. Já os leitos via Sistema Único de Saúde (SUS), funcionam com 98,4%.

Entre as macrorregiões, os Vales, que contempla as regiões de Lajeado, Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul, se mantêm com o pior cenário, onde há 205 pacientes para 149 leitos de tratamento intensivo.

Devido a superlotação das UTIs no Estado, a Central de Regulação contabiliza uma fila de 510 pessoas em estado grave aguardando transferência para um leito de tratamento intensivo. Desse total, quase a metade (247) estão nesta condição em Porto Alegre.

Mais de 77% dos internados em UTIs estão relacionados ao coronavírus

O Rio Grande do Sul mantêm, neste domingo, a média de três em cada quatro internações em UTI estar relacionada ao coronavírus. Ao todo, são 2.612 (74,2%) com a doença, 150 (4,3%) aguardam o resultado dos exames e 757 (21,5%) recebem tratamento em decorrência de outros problemas de saúde.