Drive-thrus registram intensa demanda por vacina contra Covid-19 em Porto Alegre

Chegada de doses da Coronavac possibilitou ampliação do público-alvo para idosos com 77 anos

Imunização foi feita apenas em quatro pontos de drive- thru. Foto: Mauro Schaefer/Correio do Povo

Os quatro drive-thrus instalados para a vacinação contra a Covid-19 em Porto Alegre, neste sábado (13), registraram intensa demanda pelas doses. Idosos com mais de 77 anos podem receber o imunizante CoronaVac, que também é oferecido para a segunda dose de quem já havia tido acesso à primeira aplicação na Capital.

O processo de vacinação, que chega ao fim às 17h, acontece nos estacionamentos do Big Sertório, Big Barra Shopping Sul, Shopping Iguatemi e Shopping Total. O advogado Marcus Vinícius Medeiros Carpes, que cumpre isolamento em Tramandaí, há oito meses levou a mãe, para tomar a primeira dose no Big da Sertório.

Segundo ele, o tempo de espera foi de aproximadamente 15 minutos. Após o curto período, a aposentada Laura Terezinha Medeiros Carpes, de 77 anos, foi imunizada. “Nos programamos para chegar cedo porque viemos de outra cidade, mas estávamos informados de que teria vacina suficiente para o grupo”, explica.

Laura descreveu que está se sentindo “maravilhosa e renovada” e destacou a qualidade do serviço. “Foi um atendimento de primeiro mundo e não senti nenhuma dor com a aplicação, nem o local ficou roxo”, ressaltou.

“Estamos muito felizes”

O servidor público Cirilo Faé também levou a mãe, a aposentada Inês Mânica Faé, de 77 anos, para a primeira imunização. “Estamos muito felizes”, conta. Ele enfatiza que foi na sexta-feira (12) vacinar a mãe, por volta das 15 horas, mas a previsão era de uma hora e meia de espera. “Decidimos voltar no dia seguinte”, ressalta.

No sábado (13), aguardou por volta de 30 minutos. Faé destaca que a mãe estava ansiosa para receber a vacina. “ Acho que todos os idosos estão na expectativa de chegar a sua vez”, entende. O servidor elogia a organização do espaço e das equipes. “É preciso reconhecer o esforço desses profissionais”, ressalta.

Ontem, os quatro drives somaram 3.030 doses aplicadas. O maior movimento foi no estacionamento do Big Sertório, com 1000 doses aplicadas, seguido do Big Barra Shopping Sul com 950, Iguatemi com 620 e Shopping Total com 460.

Porto Alegre têm 40.637 idosos com 77 anos ou mais vacinados contra a Covid-19, o que equivale a 79,18% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde de vacinar 51.323 pessoas dessa faixa etária na cidade.