Os 25 ventiladores mecânicos pulmonares enviados nesse domingo ao Município de Porto Alegre pelo Ministério da Saúde entraram em fase final de montagem e calibragem no Complexo da Santa Casa antes de serem encaminhados aos hospitais da cidade. Uma equipe de engenharia clínica está fazendo a instalação dos aparelhos de alta performance, solicitados com urgência à Pasta da Saúde no último sábado, para auxílio na respiração de pacientes graves da Covid.
Do total de equipamentos, Hospital de Clínicas de Porto Alegre vai receber dez aparelhos, conforme a SMS. A casa de saúde era uma das que, nesse domingo, não tinha mais respiradores adequados e suficientes para o número de pacientes que atualmente atende. A unidade é referência para casos de coronavírus no Rio Grande do Sul.
Ao Instituto de Cardiologia, serão destinados cinco ventiladores e o Hospital Restinga Extremo Sul, que, além de receber cinco pulmões mecânicos, também vai contar com cinco monitores cardíacos. Por último, o Hospital Independência recebe outros cinco respiradores.
Conforme a Prefeitura, a chegada dos aparelhos permite aos hospitais redimensionar as estratégias de atendimento e abrir mais leitos. No Hospital Restinga Extremo Sul, por exemplo, vai ser possível abrir dez novos leitos de UTI com o acréscimo dos cinco ventiladores.
* Com informações do site da Prefeitura de Porto Alegre