Porto Alegre recebe 25 respiradores; Clínicas registra fila de espera pelo equipamento

Dispositivos devem ser calibrados na Santa Casa. Destino vai ser definido nesta segunda-feira

Foto: Magnamed / Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu, neste domingo, do Ministério da Saúde, uma carga de 25 ventiladores pulmonares para uso em leitos de UTI em Porto Alegre. Os equipamentos foram entregues no Complexo Hospitalar da Santa Casa, onde a equipe técnica vai fazer a calibragem para a posterior distribuição aos hospitais e emergências da cidade. A destinação dos equipamentos deve ser definida nesta segunda-feira.

Os respiradores serão utilizados como suporte ventilatório para pacientes graves com Covid-19 que apresentem dificuldade respiratória.

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) era um dos que, neste domingo, não tinha mais respiradores adequados e suficientes para o número de pacientes que atualmente atende. A unidade é referência para casos de coronavírus no Rio Grande do Sul. De 105 leitos críticos inicialmente previstos para pacientes com Covid, o número já era de 132, durante a tarde, com 27 pacientes instalados em leitos extras no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e também na área da emergência.

Hoje, o hospital ligado à Ufrgs usa respiradores de menor capacidade em parte dos pacientes com lesões pulmonares que demanda um modelo de maior capacidade, e já registra fila de espera para aqueles submetidos a métodos não invasivos, aguardando qualquer tipo de respirador.

O médico infectologista do Hospital de Clínicas Alexandre Zavascki, relata que já há pacientes falecendo sem acesso ao ventilador.

Em nota, o Hospital de Clínicas disse que nesse momento a demanda por respiradores “ultrapassa a capacidade de resposta hospitalar mesmo com realocações e compras emergenciais de equipamentos” e solicitou auxílio aos gestores municipais e estaduais para aquisição de equipamentos com características técnicas que atendam às necessidades dos pacientes. O hospital dispõe de 105 respiradores de alta performance e contabiliza 109 pacientes em ventilação mecânica.