Porto Alegre recebe quase 20% da remessa dedicada à segunda dose contra Covid-19

Carga de doses da CoronaVac foi distribuída aos municípios gaúchos nesta quinta-feira

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

Pouco mais de 156 mil doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 fabricada pelo Instituto Butantan, foram distribuídas aos municípios gaúchos nesta quinta-feira (4). O contingente representa 89% do total repassado pelo Ministério da Saúde ao Rio Grande do Sul nesta semana, e vai ser usado na aplicação da segunda dose a profissionais da saúde e idosos com mais de 80 anos.

Cidade mais populosa do Estado, com 1,4 milhão de habitantes conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Porto Alegre voltou a receber a maior parte da carga. Ao todo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) retirou 30,7 mil doses junto à Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi), equivalente a 19,7% do total liberado.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), os imunizantes são divididos proporcionalmente à população-alvo da vacinação em cada município. Por isso, outra localidade que recebeu um grande número de doses foi Pelotas, que conta com mais 6,1 mil ampolas. Na sequência do ranking, aparecem Caxias do Sul (5,8 mil), Santa Maria (4,7 mil), Canoas (3,9 mil), Passo Fundo (3 mil) e Novo Hamburgo (3 mil).

Dentre as 18 cidades que esgotaram o estoque disponível antes da chegada da nova remessa, Candelária (430) e Butiá (230) receberam o maior contingente. As demais receberam entre 110 e 30 doses cada. Mesmo assim, a retomada da campanha de imunização nestas localidades não será possível, já que todas as vacinas enviadas hoje serão usadas na conclusão do esquema de quem já recebeu a primeira dose.

Balanço da vacinação no RS

Até o momento, o Rio Grande do Sul recebeu pouco mais de um milhão de doses contra a Covid-19, e repassou 916 mil aos municípios. Conforme o painel de monitoramento da SES, pelo menos 513,7 mil moradores do Estado tomaram a primeira dose. Destes, 121,1 mil receberam a vacina duas vezes e estão imunizados, como preveem as fabricantes.