Aeronaves levam nova remessa de CoronaVac ao interior gaúcho nesta quinta-feira

Secretaria Estadual de Saúde ainda não divulgou informações sobre divisão das doses

Carga de imunizantes será usada na aplicação da segunda dose para os primeiros pacientes imunizados no Estado. Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

As 174,8 mil doses de CoronaVac que chegaram ao Rio Grande do Sul ontem são enviadas, nesta quinta-feira (4), às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS). A logística, mais uma vez, é dividida entre o transporte aéreo (no caso da carga destinada a doze localidades gaúchas) e terrestre (para outras seis).

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) ainda não divulgou quantas vacinas serão encaminhadas a cada uma das regionais. Entretanto, a maior parte do contingente foi embarcada em um avião da Brigada Militar – que decolou, em Porto Alegre, às 9h, e pousa em seis aeroportos diferentes até o início da tarde.

A primeira parada da aeronave acontece às 9h20, em Caxias do Sul, onde serão deixadas as doses da 5ª CRS. O processo se repete, cerca de uma hora depois, em Erechim – onde acontece o desembarque da carga destinada à 11ª e 6ª CRS. Às 11h, o avião chega em Palmeira das Missões com mais imunizantes para a 15ª e 2ª CRS.

Os últimos três pontos do itinerário são os terminais aéreos de Santo Ângelo (9ª, 12ª, 14ª e 17ª CRS), Bagé (7ª CRS) e Pelotas (3ª CRS). A expectativa é de que o trabalho se encerre por volta das 15h. Um helicóptero da Polícia Civil também participa da força-tarefa, levando a Santa Maria, às 10h15min, a carga da 4ª e 10ª CRS.

As demais regionais retiram as suas doses pessoalmente junto à Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi). 1ª CRS (Porto Alegre), 8ª CRS (Cachoeira do Sul), 13ª CRS (Santa Cruz do Sul), 16ª CRS (Lajeado), 18ª CRS (Osório) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Capital realizam o transporte por meio de veículos.

Quinze cidades gaúchas aplicaram todas as vacinas disponíveis

Uma semana após a distribuição de 135 mil doses do imunizante de Oxford/AstraZeneca, destinadas exclusivamente à primeira dose, 15 municípios zeraram, novamente, o estoque. O desabastecimento atinge cidades como Candelária e Butiá – que receberam cerca de mil ampolas – e outras localidades menos populosas.

Segundo os dados mais recentes da SES, pouco mais de 496 mil pessoas receberam a primeira dose no Rio Grande do Sul. Destas, 114,8 mil completaram o esquema vacinal com duas doses – número necessário para a obtenção da resposta imune esperada na prevenção da doença.

O Rio Grande do Sul recebeu, desde 18 de janeiro, mais de um milhão de doses de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, divididas em seis remessas. Destas, quatro foram de CoronaVac, incluindo a mais recente, e duas de Oxford/AstraZeneca. Ao menos 75% das doses em circulação no Estado foram rotuladas pelo Butantan.