Lote com 174 mil vacinas chega ao RS; remessa será usada na aplicação da segunda dose

Desembarque da carga aconteceu por volta das 9h, no Aeroporto Internacional Salgado Filho

Estado já recebeu mais de um milhão de doses de vacinas contra a Covid-19. Foto: Polícia Federal do Rio Grande do Sul/Divulgação

O Rio Grande do Sul recebeu, na manhã desta quarta-feira (3), um novo lote de vacinas CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantan. O desembarque da carga, composta por 174 mil doses, aconteceu por volta das 9h no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, sob escolta de agentes da Polícia Federal.

O número de doses destinadas a cada região ainda não foi divulgado. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), todo o contingente vai ser destinado à aplicação da segunda dose nos primeiros pacientes imunizados contra a Covid-19. Portanto, a remessa não vai contribuir para a ampliação do atendimento.

O Rio Grande do Sul recebeu, desde 18 de janeiro, mais de um milhão de doses de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, divididas em seis remessas. Destas, quatro foram de CoronaVac, incluindo a mais recente, e duas de Oxford/AstraZeneca. Ao menos 75% das doses em circulação no Estado foram rotuladas pelo Butantan.

Estoque segue esgotado em sete cidades gaúchas

O envio de 135 mil doses de vacinas Oxford/AstraZeneca aos municípios, no final da semana passada, amenizou o problema de desabastecimento de vacinas o interior do Estado. Ainda assim, sete municípios gaúchos esgotaram todo o estoque disponível, e dependem da chegada de novas remessas para retomar a campanha.

Utilizaram 100% ou mais do contingente disponível as cidades de Sagrada Família, Candelária, Butiá, Jaboticaba, Candiota, Santa Maria do Herval e Santo Expedito do Sul. Até agora, 483,1 mil moradores do Rio Grande do Sul já receberam a primeira dose contra a Covid-19, enquanto 111,5 mil completaram o programa com as duas doses previstas.