Fila em emergências por leitos de UTI quase dobra de um dia para o outro em Porto Alegre

Segue em gradual elevação também o número de pacientes com coronavírus em leitos de tratamento intensivo

Foto: Ricardo Giusti / CP

A espera por um leito de UTI praticamente dobrou, da manhã de ontem para o início da tarde desta sexta-feira, em Porto Alegre. Às 15h eram 124 pacientes com o coronavírus confirmado, aguardando por um leito em Unidade de Terapia Intensiva. Na quinta-feira pela manhã, o número era de 64, que passou para 106 no período da tarde. Outras 36 pessoas com outras enfermidades vivem o mesmo impasse, agora à tarde.

Segue em elevação também o número de pacientes com coronavírus em leitos de UTI. O total chega a 428. Na noite de ontem, eram 409 pacientes na mesma condição. Na segunda-feira, eram 357.

A lotação total também é a maior desde que a Secretaria da Saúde começou o acompanhamento e a divulgação das taxas de ocupação. Das 850 vagas de UTI, havia 825 ocupadas, na tarde de hoje, com taxa de 98,33%. São 50 os pacientes que seguem aguardando laudo em leitos de terapia intensiva e 51 os que recebem ventilação mecânica fora da UTI.

Dentre 17 casas hospitalares, duas tinham UTIs operando acima do limite, no início da tarde: o Hospital Moinhos de Vento registra 113,64% e o Vila Nova, 102,50%. Já nos hospitais São Lucas, Santa Casa, Restinga e Mãe de Deus, a ocupação é de 100%. Além da Santa Casa, outras duas instituições referência em combate ao coronavírus atingem quase a totalidade de leitos ocupados: o Conceição, com taxa de 97,33%, e o Clínicas, de 98,77%.