Piscinas públicas de Porto Alegre permanecerão fechadas em razão da pandemia

Segundo a prefeitura da Capital, atividades aquáticas serão substituídas por caminhadas guiadas

Foto: Maria Ana Krack/Prefeitura de Porto Alegre

Tradicionalmente abertas entre os meses de janeiro e março, as piscinas públicas de Porto Alegre não receberão banhistas neste verão. A decisão foi tomada após um extensa avaliação dos riscos sanitários envolvendo a utilização dos espaços em meio à pandemia da Covid-19.

Inicialmente, o entendimento era de que a temporada de banho pudesse iniciar neste mês. Entretanto, segundo o secretário Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ), Antônio Carlos de Oliveira Pereira, o “Kiko”, a própria população da cidade demonstrou temor quanto ao possível aumento da circulação do coronavírus após a abertura.

“Nós acabamos optando por uma troca de atividades. Ao invés das piscinas, vamos promover esportes em ambientes mais abertos, como as caminhadas orientadas e alongamentos. Nosso principal foco, hoje, é o bairro Lami. Nosso time está promovendo atividades recreativas que nunca haviam sido realizadas por lá”, afirma o secretário.

A região de Porto Alegre está sob a bandeira vermelha do modelo de Distanciamento Controlado, mas adota os protocolos da laranja – que denota risco médio de transmissão da Covid-19 – em razão da cogestão. Desta forma, segundo o decreto estadual de controle da pandemia, a cidade está autorizada a abrir estruturas do tipo.

A regra também se aplica aos clubes privados, que estão abertos. Entretanto, a partir do cancelamento, as únicas atividades realizadas nas piscinas públicas serão de manutenção. “Quando assumimos, fizemos uma inspeção e realizamos algumas obras nas piscinas. Estávamos preparados. Este não foi o motivo da decisão”, garante Kiko.

O Projeto Verão 2020 da prefeitura de Porto Alegre, que está em andamento, concentra a maior parte das suas atividades na Orla do Guaíba e no Parque Marinha do Brasil – locais onde é possível praticar esportes como vôlei e basquete de areia. O CECOVE, localizado no bairro Sarandi, também funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.