Força-tarefa reduz lixo nos bairros Menino Deus e Cidade Baixa, mas há pontos de acúmulo

Estação de tratamento de água no Menino Deus foi religada

Cerca de 800 garis estão fazendo a limpeza pós-enchente nos bairros mais afetados

A força-tarefa com equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e da Secretaria de Serviços Urbanos (Smsurb) trabalha, neste sábado, para reduzir pilhas de lixo que se espalhavam por Porto Alegre. No entanto, ainda há pontos de acúmulo de resíduos nos bairros Menino Deus e Cidade Baixa.

No primeiro bairro, ocorreu redução expressiva de resíduos na avenida Getúlio Vargas. As vias adjacentes, como a rua Barbedo, também registram diminuição no acúmulo de entulhos que foram arrastados pela chuva.

Houve raspagem de lodo na avenida Praia de Belas, mas ainda há pontos de acumulação de lixo. Perto da esquina com a rua Comendador Rodolfo Gomes, na frente de um clube, pneus, galhos e árvores caídas impedem o acesso.

No entorno da rua Hugo Ribeiro, contêineres foram arrastados pela força da água e permanecem na calçada. Uma retroescavadeira da Secretaria de Serviços Urbanos reunia o lixo que ainda estaca espalhado no local.

A estação de tratamento de água no Menino Deus foi religada ainda ontem e está funcionando normalmente, segundo o Dmae. É possível que bairros mais afastados da rede tenham baixa pressão no abastecimento.

Na Cidade Baixa o acúmulo de lixo é pontual, gerado na maior parte por comerciantes que retornam a estabelecimentos após a chuva de quinta. Havia móveis descartados na esquina das ruas República e José do Patrocínio, cena que se repetia em frente a comércios próximos ao bar Opinião. Nas ruas percorridas pela reportagem no bairro, não há pontos alagados.