Chuva torrencial invade casas e submerge carros em Santa Cruz do Sul

Quase todas as regiões da cidade registraram estragos com o temporal

Foto: Leandro Porto / Rádio Gazeta / Especial CP

Chuva torrencial, no fim da tarde desta quinta-feira, alagou a área urbana de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. Moradores tiveram as casas invadidas pelas águas e automóveis ficaram parcialmente submersos, conforme imagens que ganharam as redes sociais a partir das 18h30min. O volume atingiu 108 milímetros em cerca uma hora.

Com a intensidade da chuva, um trecho da rua Marechal Deodoro, entre a 7 de Setembro e a Borges de Medeiros, ficou com mais de um metro de altura de água. Três funcionários de uma choperia na esquina da Marechal Deodoro com a Borges de Medeiros ficaram presos no porão e foram socorridos por pessoas que passaram pelo local. Telefones do Corpo de Bommbeiros e da Defesa Civil do município ficaram congestionados por causa do grande número de pedidos de auxílio.

Também ficou totalmente debaixo da água um trecho da rua Tenente Coronel Brito, entre a Fernando Abott e a Senador Pinheiro Machado. A água invadiu lojas e prédios da região. As ruas laterais da Estação Rodoviária, no bairro Schultz, também ficaram completamente alagadas, conforme a reportagem do Correio do Povo.

Moradores de praticamente todos os bairros relataram alagamentos e perdas com as inundações. Entre as áreas mais atingidas está o Loteamento Bem Viver, onde muitas famílias ficaram sem condições de saírem de casa.

A Defesa Civil de Santa Cruz do Sul informou que mobilizou toda a equipe para percorrer ruas e bairros e auxiliar e amenizar os estragos causados pela forte chuva. Servidores da prefeitura também auxiliaram no trabalho. Conforme o coordenador Anderson Matos, a orientação é que moradores de locais atingidos por alagamentos aguardem a diminuição da água e desliguem a instalação elétrica. A população pode entrar em contato pelo telefone 153.

Chuva também invade residências em Santa Maria

Mais cedo, a chuva forte atingiu Santa Maria. No bairro Passo das Tropas, às margens da BR 392, na saída para São Pedro do Sul, o arroio Passo Das Tropas transbordou. Moradores de três casas tiveram o pátio invadido pela água, mas permaneceram no local até o nível baixar.

No bairro Salgado Filho, duas crianças e quatro adultos tiveram que deixar a residência após a água do arroio Cadena invadir o local, a rua Casemiro de Abreu. Na mesma região, o grande volume de água invadiu outras casas próximo ao Clube Atirador Esportivo.

Pela BR 287, no trevo de acesso ao bairro Santa Marta, o trânsito ficou lento em virtude do excesso de água na pista. Na rua Oscar Henrique Zappe, no bairro Itararé, uma cratera se abriu. A Defesa Civil do município e o Corpo de Bombeiros prestaram apoio às pessoas que tiveram as casas danificadas pela chuva.

Com informações do repórter Renato Oliveira/Correio do Povo