Casa de Cultura Mario Quintana volta a atividade com reabertura gradual

Para quem quiser visitar a instituição, o agendamento deve ser feito pelo e-mail [email protected]

Foto: Dulce Helfer / Arquivo / Sedac

A partir desta quarta-feira (20), a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) volta a receber visitantes, em esquema de agendamento. A Casa estava fechada ao público desde março do ano passado, em função das medidas de distanciamento social e de obras de adequação ao Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI). Também serão reabertos alguns espaços e instituições que funcionam dentro da CCMQ, localizado na rua dos Andradas, no nº 736, como: o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), o Espaço Maria Lídia Magliani, as salas expositivas Radamés Gnattali e o Espaço Majestic, no andar térreo.

Para quem quiser visitar a instituição, o agendamento deve ser feito pelo e-mail [email protected]. A CCMQ receberá um número restrito de pessoas por turno, de forma a respeitar os protocolos de segurança contra a Covid-19. Também mediante agendamento, o público poderá contar gratuitamente com uma opção de visita mediada pela equipe da Casa de Cultura.

“Esta é a primeira etapa da reabertura, que será gradativamente ampliada. Vamos garantir que o público possa fruir os espaços culturais da maneira mais segura possível. As visitas pré-agendadas e com quantidade de público controlada nos garantem o cumprimento rigoroso de todos os cuidados sanitários que se fazem necessários”, observa o diretor da Casa de Cultura, Diego Groisman.

Reabertura gradual

A retomada das atividades nas instituições da Secretaria da Cultura começou em outubro, obedecendo os protocolos estabelecidos pelo governo do Estado no que se refere à Covid-19. No dia 22 foram reabertos Memorial do RS, Arquivo Histórico, Museu Antropológico (Mars), Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom), Museu Julio de Castilhos e Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) – com visitação temporariamente interrompida para reformas.

As visitas obedecem às diretrizes sanitárias e algumas instituições também recebem o público mediante agendamento. O mesmo vale para as instituições da Sedac no interior – Museu Estadual do Carvão, de Arroio dos Ratos, e Parque Histórico General Bento Gonçalves, de Cristal (confira abaixo o modo de visitação de cada instituição). O Museu Histórico Farroupilha, de Piratini, está temporariamente fechado para receber melhorias, de forma a receber a coleção Tchê Voni Farrapo, coleção farroupilha doada por Volnir Júnior dos Santos. A previsão é que em março o Theatro São Pedro e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) também retomem as atividades.