Cruz Alta recebe 10 novos leitos para o tratamento da Covid-19

Ação faz parte do planejamento do governo do Estado para expansão da capacidade de leitos UTI Covid-19 do Rio Grande do Sul

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Nesta quarta-feira(13), o governador Eduardo Leite esteve no Hospital São Vicente de Paulo, no município de Cruz Alta, para a entrega de 10 leitos de UTI adulto específicos para o tratamento da Covid-19. Esses são os primeiros de um total de 168 leitos que serão abertos, reativados ou que ficarão em stand-by, para serem habilitadas conforme necessidade do tratamento da doença no Rio Grande do Sul. Desse total, está prevista a abertura de 90 novos leitos, fazendo com a ampliação de unidades em UTI SUS passe de 115%. Antes da pandemia, eram 933 leitos e, agora, esse número, com a plena ativação das unidades, pode chegar a 2.018.

Único hospital de alta complexidade na região Covid-19 de Cruz Alta que abriu leitos de UTI durante a pandemia, o Hospital São Vicente de Paulo já havia aberto outros 10 leitos de UTI em maio, portanto, agora, duplica a capacidade de atender pacientes graves com coronavírus. A instituição tem outros 10 leitos clínicos dedicados ao tratamento da doença.

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

As duas alas de UTI foram equipadas com camas, monitores e respiradores fornecidos pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Além disso, o governo do Estado se comprometeu com o custeio da diária, de R$ 1,6 mil por leito de UTI, até que o Ministério da Saúde faça a habilitação e inicie os repasses.