Bagé vai adotar cogestão para manter protocolos de bandeira vermelha

Região recebeu bandeira preta na 35ª rodada do Distanciamento Controlado

Foto: Divulgação/Simers

Após a região de Bagé receber a primeira bandeira preta no Distanciamento Controlado em 2021, o Município anunciou que, a partir desta terça, vai adotar o sistema de cogestão para manter os protocolos da bandeira vermelha. “Estamos diminuindo os números de casos e internações, que são os principais pontos avaliados, por isso não aceitamos a bandeira preta”, afirmou o prefeito Divaldo Lara.

“Entendemos que tivemos outras cores no mapa em situações mais adversas do que a atual, por isso solicitamos a reconsideração. Como não foi aceita, adotaremos a cogestão e manteremos os setores em funcionamento, com os devidos protocolos”, explicou Lara, ressaltando que os prefeitos da região apoiaram o pedido de reconsideração.

Essa é a segunda vez que a região de Bagé recebe a bandeira preta dentro do Distanciamento Controlado. A primeira ocorreu no início de dezembro, na 32ª rodada, quando as cidades da Campanha foram classificadas, ao lado das da região de Pelotas, com risco epidemiológico altíssimo para o contágio do novo coronavírus.

O sistema de cogestão permite que os municípios possam adotar protocolos próprios, mas no mínimo iguais à bandeira anterior. Das 21 regiões, apenas Uruguaiana e Guaíba ainda não aderiram ao sistema de cogestão regional.