Prefeitura mantém serviços essenciais nesta sexta-feira

Confira o que funciona e como acionar os principais serviços da capital

Foto: Alina Souza/CP

Os serviços de atendimento à população de Porto Alegre funcionam em regime de plantão nos órgãos da prefeitura que desempenham atividades essenciais no feriado de Ano Novo, 1º de janeiro. Confira o que funciona e como acionar os principais serviços da capital.

O atendimento 156 POA funciona todos os dias da semana, inclusive hoje(1), para solicitações de serviços, como poda de árvores, iluminação pública, conservação de vias, coleta de lixo, esgoto pluvial, serviços de trânsito, água, esgoto sanitário, denúncia de vandalismo e outras demandas.

Os prontos atendimentos e hospitais permanecem abertos 24 horas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192. A Equipe de Regulação Hospitalar e o plantão de notificação epidemiológica seguem funcionando. As unidades de saúde e farmácias distritais funcionaram até o meio-dia desta quinta-feira, 31, retomando o atendimento na segunda-feira, 4, a partir das 7h ou 8h, conforme planejamento de cada serviço.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que em razão do feriado do feriado de Ano Novo, o transporte coletivo da Capital irá operar com alteração em suas tabelas horárias. Na sexta-feira, a tabela vigente será a de domingo, que corresponde a de feriado. No sábado, 2, e no domingo, 3, os ônibus irão operar conforme os respectivos horários de sábado e domingo.

As tabelas horárias atualizadas estão disponíveis no site da EPTC. Os usuários também podem consultar os horários, em tempo real, na Função GPS do aplicativo TRI POA. O App também disponibiliza as melhores opções de itinerários. Em casos de descumprimento de tabela horária ou outras divergências, os cidadãos devem registrar o ocorrido pelo número 118. As equipes do 118 e da fiscalização permanecem com atendimento 24h.

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) também trabalha normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156.

Serviços de água, esgoto e drenagem funcionam através do telefone 156, na opção 2. O atendimento é diário, das 7h às 17h para registrar vazamentos de água, extravasamentos de esgoto e pluvial, solicitar serviços operacionais, fazer agendamentos, esclarecer assuntos da área comercial, denunciar ligações clandestinas e outros serviços. Atendimento comercial do Dmae pelos canais digitais (e-mail, chatdmae) retornam na segunda-feira, 4.

O Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) opera 24 horas por dia. O videomonitoramento acompanha a mobilidade urbana e a segurança pública, além dos serviços de saúde e limpeza urbana. O Ceic também atua no atendimento a situações de risco e emergência. Já as equipes da Guarda Municipal estão em parques e praças, além de reforço no patrulhamento nos cemitérios públicos e entorno. A vigilância fixa e motorizada atende postos de saúde, secretarias e prédios municipais, além do plantão, na sede do Ceic. Os agentes também atuam na fiscalização da Covid-19. A Central de Operações da Guarda Municipal atende 24 horas pelo telefone 153.

A Defesa Civil de Porto Alegre mantém plantão 24 horas no telefone 199 para atendimento de urgências em situação de risco. O atendimento das 8h às 18h, em regime de plantão centralizado, na rua Giordano Bruno, 335, bairro Rio Branco. O plantão técnico da Coordenação de Iluminação Pública (CIP) atende solicitações de urgências pelo telefone 156 POA.

Não haverá atendimento nesta sexta-feira no Mercado Público. O espaço reabre no sábado(2), das 7h30 às 18h30.