As contas de luz ficarão mais baratas em janeiro de 2021. De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta quarta-feira, que vai acionar bandeira amarela no próximo mês, com custo adicional de R$ 1,343 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) de consumo.
Em dezembro, ficou em vigor a bandeira vermelha 2, patamar mais alto do sistema, com cobrança de R$ 6,243 a cada 100 kWh.
Segundo a agência reguladora, a previsão hidrológica para o mês que vem sinaliza elevação no nível dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN), o que possibilita o aumento, nas usinas hidrelétricas, da produção de energia.
“A previsão hidrológica para janeiro do ano que vem sinaliza elevação das vazões afluentes aos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional, cenário que levou ao incremento no patamar da produção hidrelétrica, com a consequente redução nos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF), e no preço da energia (PLD) em relação ao mês passado”, detalha a nota, divulgada pelo Estadão.
A agência, no entanto, reforça ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício de energia.