O Rio Grande do Sul contabiliza 189 mil clientes sem luz, em função dos temporais da tarde deste domingo, nas áreas de concessão da CEEE e da RGE. Mais cedo, o total chegou a 318 mil. Não há prazo exato para que os serviços voltem a funcionar.
Nas cidades atendidas pela CEEE, o número de clientes desabastecidos caiu para 140 mil, às 21h. A maior parte dos danos se deve a quedas de árvores e galhos sobre a rede elétrica. A maioria dos clientes sem energia reside em Porto Alegre (110 mil) e Viamão (20 mil). No pico do temporal, a CEEE reportou 245 mil consumidores sem luz.
Já na área de concessão da RGE, vento forte e chuva intensa também causaram danos na rede elétrica, deixando 73 mil clientes sem energia. À noite, o volume caiu para 49 mil, nas regiões Norte, Planalto e Metropolitana.
De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Porto Alegre registrou, em uma hora, até 38mm de chuva, o que representa 38,2% da média do mês de dezembro, que é de 99,6mm. A forte chuva em pouco tempo causou pontos alagamentos na cidade e, aliada à queda de energia, provocou instabilidade ao sistema de drenagem. Com isso, 72 bairros de Porto Alegre permaneciam totalmente ou parcialmente sem água, no início da noite deste domingo.