MEC marca para abril inscrições para o Sisu; Prouni e Fies devem usar nota do Enem 2019

Estudantes poderão utilizar as notas do Enem, que precisou ser adiado por conta da pandemia

Sisu | Foto: Lívia Rossa / Especial / CP

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), considerado a porta de entrada principal para as universidades federais, só vão ser abertas em abril. O objetivo é garantir que os estudantes possam utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão divulgadas em março.

Na mesma portaria, a pasta define que os interessados no Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudos em instituições privadas, deverão usar as notas de edições anteriores do Enem. O edital com todas as regras para o 1º processo seletivo do Prouni de 2021 vai ser publicado até terça-feira.

O mesmo vale para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), cujo edital sai até o dia 19. Para os candidatos que completaram neste ano o ensino médio, o MEC prevê a abertura dos processos seletivos do Prouni e Fies, referentes à 2ª edição de 2021, na sequência da realização do Sisu, após a divulgação do resultado do Enem.

Mudanças no Enem

As provas do Enem foram adiadas em função da pandemia do novo coronavírus. Os estudantes vão encarar a maratona de provas impressas nos dias 17 e 24 de janeiro e aqueles que optaram pelo exame digital farão o exame nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Já os resultados serão divulgados no dia 19 de março.